Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, maio 03, 2006

Investigação Espeleológica

NECA tem vindo a desenvolver um exaustivo e ininterrupto rol de actividades de prospecção, desobstrução, exploração e topografia, tendo já recenseadas cerca de 145 cavidades.

Destacamos aqui as mais importantes descobertas pelo NECA:

- A Gruta Garganta do Cabo:
Descoberta a 29/08/95 numa prospecção. Foram realizadas várias desobstruções que revelaram mais algumas dezenas de metros.



- A Gruta da Grande Falha: Descoberta a 7/10/95 numa prospecção. Mais 500m de galerias e um reservatório de água doce com 200m de comprimento.



- Algar do Acaso: Descoberto a 11/11/96 durante uma actividade de vigia. Foi necessário levar a cabo várias desobstruções para revelar o algar mais fundo conhecido na cadeia da Arrábida.



- Gruta do Frade: descoberta 29/05/96 numa actividade de prospecção. Após uma pesquisa de três anos conseguiu-se efectuar uma desobstrução que no dia 21/06/99 revelou mais de 1,5 km de percurso. Por ser uma das cavidades com formações muito raras e de grande interesse espeleológico, foi elaborado no final de 1
999 um projecto para uma investigação da cavidade. Foi concluída a 1ª fase do projecto no final de 2000, apoiado pela Câmara Municipal de Sesimbra. Nesta fase foram criadas condições para realizar o trabalho, sendo descobertas novas salas e que a cavidade não se trata apenas de uma gruta mas sim de um Sistema.



- Gruta do Coelho:
Descoberta a 31/05/96 numa actividade de prospecção, depois de abertos mais de 25m de túnel numa longa e difícil desobstrução, descobriu-se uma galeria com muitas e belas formações a 27/01/2000.



- Algar dos Ouriços-do-Mar:
Descoberto a 4/01/2001 numa campanha de prospecção, depois de se ter alargado a entrada, descobriu-se um desenvolvim
ento cársico de poços e salas de grande interesse geomorfológico.



- Algar da Toupeira: Descoberto a 19/02/2001 numa campanha de prospecção, depois de se ter aberto 5m a partir da entrada, descobriu-se um desenvolvimento cársico de dois poços de grande interesse geomorfológico.




- Gruta da Utopia:
Descoberta 04/06/2003 numa actividade de prospecção integrada no PISF. Após varias intervenções de desobstrução, a equipa conseguiu descer 120m a partir da superfície. Esta cavidade conta já com várias salas, túneis e galerias, a maior sala tem 30m de comprimento por 14m de largura e 5m de altura. Revela-se única no que diz respeito à diversidade e originalidade do concrecionamento.



- 2001/2005: Realização do Projecto de Investigação do Sistema do Frade:
Pr
etendeu-se, com este projecto, encontrar o ponto de ligação entre a zona freática e a zona de absorção, pois já se confirmou a sua existência através de um teste com fumos. Associado a este objectivo fez-se também o levantamento topográfico e inventário de todas as cavidades do sistema e um levantamento exaustivo de imagens (fotográfico e vídeo).
Estes trabalhos serão obrigatórios para a classificação e regulamentação do monumento e para que, no futuro, se leve a cabo uma investigação mais aprofundada. A extrema importância desta cavidade exige um enorme empenho na sua compreensão, valorização e preservação.
Este projecto contou com o financiamento do Feder, Câmara Municipal de Sesimbra e Instituto de Conservação da Natureza.

1 comentário:

Dance Improvisation Technologies disse...

UUUUAAAAUUU!!!!
como adoraria pisar esse lugar e fazer para ele uma dança <3

obrigada pela partilha do vosso incrivel e corajoso trabalho